Presidente da Petrobrás sobre preço da gasolina.

O Presidente da Petrobrás informou nesta segunda-feira 27/09/2021 que é responsável por apenas R$ 2 na composição do preço da gasolina e que o valor que excede é tudo impostos federais e estaduais.

O presidente Joaquim Silva e Luna também afirma que não houve nenhuma mudança na forma como é feito o cálculo do preço do combustível e que a empresa continua trabalhando da mesma forma.

A declaração foi feita horas depois do Presidente Jair Bolsonaro que teve uma reunião com o ministro de minas e energia sobre alguma forma de reduzir o preço do combustível, já que tem sido uma tormenta para os brasileiros nas ultimas semanas com 8 altas seguidas no preço.

A Petrobras recebe cerca de R$ 2 por litro [de gasolina] na bomba. Essa parcela, que corresponde à Petrobras, se destina a cobrir o custo de exploração, de produção e refino do óleo, investimentos permanentes, juros da dívida, impostos e participações governamentais….

Durante a entrevista, Joaquim ainda explicou que, do total do preço do litro da gasolina, apenas 34% são referentes à Petrobras. Os outros 66% são formados por outros componentes de custo, incluindo impostos — federais e estaduais —, além da margem de lucro dos postos.

Joaquim ainda explicou que no caso do diesel, em compensação, a parcela da empresa fica em 52%, sendo os 48% restantes relativos aos demais fatores de mercado. Na formação do preço do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, a Petrobras fica com 48% do preço, com os outros 52% ficando por conta das empresas de envase, distribuição, revenda e impostos estaduais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Continuamos trabalhando da forma como sempre. A maneira que a Petrobras acompanha o preço da paridade internacional do petróleo, as mudanças em relação ao câmbio, a análise permanente para ver se isso são conjunturais ou estruturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *